
por Sofia Pereira
«Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte.»
Carlos Ruiz Zafón
A leitura é um hábito que deve ser iniciado na primeira infância, através de momentos de leitura, em que a família, o jardim de infância e a escola se assumem como principais mediadores. Observar a ilustração da capa do livro e de todas as suas páginas, escutar a história e recontá-la são ações que podem ajudar a criança a construir empatia e convivência com o livro e, certamente, ficarão guardadas na memória com grande afeto e entusiasmo.
O gosto pela leitura não é inato, adquire-se ao longo da vida. Ler por prazer exige esforço, paciência e dedicação. Todos podemos ajudar a colaborar para o alargamento e o aprofundamento dos hábitos de leitura, com o objetivo de aumentar os níveis de literacia e fomentar o prazer da leitura. Cativar, partilhar e envolver os outros nas nossas leituras poderão ser estratégias para despertar o prazer da leitura.
Ler por prazer não se remete ao simples ato de ler para se informar, mas é antes um hábito mais saudável e apaixonado.
Ler por prazer é abrir a janela para o mundo. É deixar-se transportar para o desconhecido, uma realidade cheia de descobertas, mistério, magia, encantamento e diversão, criando uma cumplicidade que só o prazer da leitura pode proporcionar.
Ler por prazer é conhecer o Eu, o Outro e o Mundo. É sentir e desfrutar das coisas e das pessoas, dos olhares e dos gestos, das emoções e dos sentimentos, das paisagens e dos lugares, da vida e do mundo.
Ler por prazer é a busca do belo, do misterioso e de momentos de fruição.
Quem descobre o prazer da leitura nunca mais pára de ler. Pode até ler um, dois, três ou mais livros em simultâneo.
Lê apenas pelo gosto de ler.