O prazer da leitura

(Ilustração de Adam McCauley)
(Ilustração de Adam McCauley)
por Sofia Pereira

«Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte.»
Carlos Ruiz Zafón

A leitura é um hábito que deve ser iniciado na primeira infância, através de momentos de leitura, em que a família, o jardim de infância e a escola se assumem como principais mediadores. Observar a ilustração da capa do livro e de todas as suas páginas, escutar a história e recontá-la são ações que podem ajudar a criança a construir empatia e convivência com o livro e, certamente, ficarão guardadas na memória com grande afeto e entusiasmo.

O gosto pela leitura não é inato, adquire-se ao longo da vida. Ler por prazer exige esforço, paciência e dedicação. Todos podemos ajudar a colaborar para o alargamento e o aprofundamento dos hábitos de leitura, com o objetivo de aumentar os níveis de literacia e fomentar o prazer da leitura. Cativar, partilhar e envolver os outros nas nossas leituras poderão ser estratégias para despertar o prazer da leitura.

Ler por prazer não se remete ao simples ato de ler para se informar, mas é antes um hábito mais saudável e apaixonado.

Ler por prazer é abrir a janela para o mundo. É deixar-se transportar para o desconhecido, uma realidade cheia de descobertas, mistério, magia, encantamento e diversão, criando uma cumplicidade que só o prazer da leitura pode proporcionar.

Ler por prazer é conhecer o Eu, o Outro e o Mundo. É sentir e desfrutar das coisas e das pessoas, dos olhares e dos gestos, das emoções e dos sentimentos, das paisagens e dos lugares, da vida e do mundo.

Ler por prazer é a busca do belo, do misterioso e de momentos de fruição.

Quem descobre o prazer da leitura nunca mais pára de ler. Pode até ler um, dois, três ou mais livros em simultâneo.

Lê apenas pelo gosto de ler.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s