Leituras para o regresso das férias… por Sofia Pereira

Com a chegada do mês de setembro, aproxima-se o fim das férias de verão. É a altura do ano em que tantas famílias vivem a azáfama da entrada na escola, pela primeira vez, dos mais pequenos e o regresso às aulas dos mais crescidos. Se, por um lado, se vivem momentos de grande ansiedade, por outro, torna-se fundamental encarar esta etapa com responsabilidade e diversão, simultaneamente. Tudo – professores, colegas, amigos e aprendizagens – será novo mas, mais do que aprender a ler, a escrever ou a conhecer outras áreas do saber, será importante que as crianças e os jovens sejam estimulados e preparados para uma fase tão importante das suas vidas, que contribuirá para o seu desenvolvimento pessoal, intelectual e social. Hoje, deixamos aqui a sugestão de leituras de alguns livros que podem ajudar as crianças e os jovens a iniciarem este novo ano letivo, de um modo mais lúdico e confiante no sucesso:

O PRINCIPEZINHO
O Principezinho – O Grande Livro Pop-up, de Antoine de Saint-Exupéry, Editorial Presença

 «O Principezinho – O Grande Livro Pop-up é uma das edições mais bonitas alguma vez publicadas da obra-prima de Saint-Exupéry. Nela a narrativa ganha uma nova vida, e as maravilhosas aguarelas do autor são investidas de um movimento e de uma graciosidade tais que se tornam ainda mais próximas do leitor. O principezinho, a rosa, a raposa surgem diante dos nossos olhos mais vivos e reais que nunca, prontos para arrebatar o espírito encantado das crianças e o de todos os adultos que conservam ainda intacta essa mesma capacidade de encantamento perante a beleza pura que envolve e ilumina a obra de Saint-Exupéry.»

Por que razão? O regresso às aulas assinala o (re)encontro com novos professores, colegas e amigos. Todas as relações sociais que se criam na comunidade educativa devem ser pautadas pelo respeito e pela compreensão. Este livro, numa dimensão mais ativa e dinâmica, transmite-nos uma mensagem de renovação de sentimentos de amor, de amizade e de solidariedade, e pode ajudar os pequenos leitores a prestarem atenção àquelas pessoas que lhes estão próximas, auxiliando-as de forma altruísta e criando, desse modo, relações sócio-afetivas saudáveis e felizes na escola.

A AVENTURA DE PENSAR

A Aventura de Pensar, de Carmen Martin e Víctor Escandell, Edicare

«Convidamos-te a entrar no maravilhoso e complexo mundo da filosofia. Este é um livro destinado a crianças curiosas, com muita vontade de investigar e de se maravilharem perante tudo o que as rodeia. Assim, conseguirás ser capaz de pensar por ti mesmo, com espírito crítico, recursos, competências e ferramentas para seres feliz na aventura que é, para cada um de nós, a vida!»

Filosofia para crianças, porquê e para quê? É importante que as crianças não sejam apenas agentes passivas de todo o processo de ensino-aprendizagem. Os conhecimentos transmitidos podem ser a janela para abrir-lhes os horizontes culturais e sociais, para que possam, sozinhas ou em momentos de família, explorar e descobrir o mundo que as rodeia, permitindo o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo, nomeadamente nas dimensões criativa, crítica e ética do pensamento.

AUTOESTIMA PORQUE TU ÉS COMO ÉS

Autoestima – Porque tu és como és, de Anita Naik, Booksmile

«Preocupas-te com o que os outros pensam sobre ti? Por vezes questionas-te porque não tens amigos? Odeias a tua aparência? Se sim, não mudes, só precisas de aumentar a tua autoestima! Este guia essencial ensina-te a fazer amizade com uma pessoa muito especial — TU! Dá-te várias dicas para pensares de forma positiva em relação aos teus amigos, à tua família, ao teu corpo e à tua vida. Acima de tudo, irá fazer-te sentir melhor contigo próprio!»

Ler, porque sim! Muitos jovens passam por momentos sérios de frágil autoestima – fruto de comportamentos agressivos e de bullying -, que levam ao isolamento, à depressão e até ao suicídio. Um livro que transmite uma mensagem importante e pode ajudar os jovens a superarem este problema e a nunca desistirem.

capacastelo2

Uma Aventura na Biblioteca, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, ilustrações de Arlindo Fagundes, Editorial Caminho

«A biblioteca funciona num antigo palacete recheado de mistérios. A bibliotecária é ruiva e linda de morrer. Tem um irmão igualmente ruivo e tão giro como ela. No jardim do palacete vive uma velhota que garante haver maldições pairando sobre aquele lugar. Mas o que paira mesmo são mensagens, bilhetes com códigos secretos que alguém enfia entre páginas de livros escolhidos. Para clarificar tanta confusão, o grupo cai nas mãos de uma perigosíssima bandida que tem a alcunha de Rapa Tachos e dos seus filhos Açorda e Esparguete.»

Porquê? Uma Aventura na Biblioteca é um clássico da literatura que merece ser lido com toda a curiosidade. São muitas as aventuras que vão ser vivenciadas com os professores e os colegas na escola, mas pelo facto de este livro convidar a descobrir um lugar fascinante e encantado que, para além de um repositório de livros, oferece um conjunto de atividades que estimula a leitura e a escrita, e promove diversos eventos culturais, sugiro que não deixem de ler esta magnífica aventura e visitem as Bibliotecas Municipal e Escolar.

SEM MEDO DO DESTINO

Sem Medo do Destino, de Nora Roberts, Chá das Cinco

«Combinando suspense com paixão, Nora Roberts oferece-nos um bestseller explosivo e muito sensual. Nos indolentes dias de verão, uma intensa vaga de calor é a maior notícia na cidade de Washington – mas a meteorologia é ignorada quando uma jovem é encontrada estrangulada. Mais duas vítimas se seguem e subitamente todos os grandes jornais falam no assassino a quem chamam “O Padre”. Quando a polícia requisita o auxílio da psiquiatra Tess Court, ela apresenta o retrato-perfil perturbador de uma alma perversa para definir o criminoso. Mas o Detetive Ben Paris não quer saber da psique do assassino – o que ele não consegue ignorar é Tess. Confiante e atraente, Ben tem uma lendária reputação como mulherengo, mas Tess não reage a Ben como as outras mulheres, tornando o desafio de a conquistar muito mais aliciante. Enquanto Ben e Tess se associam como parceiros nesta perigosa missão, a chama da paixão acende-se… No entanto, alguém mais tem o olhar enfeitiçado pela bela psiquiatra loura, e talvez ninguém consiga impedir a próxima tragédia.»

Vale a pena ler? Óbvio que sim! Um livro recheado de suspense e episódios policiais, que nos fala de emoções, da realidade, de força e de esperança.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s