8 adaptações de livros ao cinema para ver até ao fim do ano

Até ao final do ano haverá ainda muitos filmes para ver. E alguns deles são adaptações de obras destinadas a crianças e jovens. Aqui fica a lista dos filmes que aí vêm e que tiveram como inspiração os livros.

Setembro

prova de fogo

Maze Runner: Prova de Fogo (18 de setembro)

Esta é a adaptação do segundo volume da trilogia best-seller de James Dashner, em estreia um ano depois de Maze Runner: Correr ou Morrer. Thomas e os seus amigos conseguiram escapar do Labirinto, mas ainda procuram respostas. Aliando-se a um grupo de resistentes, preparam-se para combater a organização maléfica que os colocou naquele terrível labirinto. Porém, talvez o grupo a que se juntaram não seja exatamente aquilo que parece ser e talvez as provas não tenham, afinal de contas, terminado. Os livros estão publicados em Portugal pela Editorial Presença.

Outubro

pan_filme

Pan: Viagem à Terra do Nunca (15 de outubro)

Em estreia nos cinemas portugueses está uma nova interpretação cinematográfica baseada na obra Peter Pan, de J.M. Barrie, mas desta vez será uma espécie de história de origem de Peter e de como ele chegou à Terra do Nunca. A realização é de Joe Wright (Orgulho e Preconceito, 2005), com Levi Miller, Hugh Jackman, Rooney Mara e Amanda Seyfried nos principais papéis. A obra original de J.M. Barrie encontra-se editada por cá pela Europa-América e Booksmile.

monstrosearrepios_1

Goosebumps – Arrepios (29 de outubro)

O primeiro volume de Goosebumps, de R. L. Stine, foi publicado, pela primeira vez, em 1992, e até 1997 foram lançados 62 volumes, tendo vendido mais de 350 milhões de exemplares em todo o mundo. A série de livros de horror juvenil chegou à televisão em 1995 e teve quatro temporadas.  Em 1998 fez-se uma primeira tentativa de levar os livros ao cinema, com Tim Burton na produção, mas acabou por ser cancelada, e, agora, 17 anos depois, chega finalmente às salas de cinema, com o ator Jack Black num dos papéis principais.

Novembro

earl

Eu, o Earl e a Tal Miúda (15 de novembro)

«A história engraçada e comovente de Greg, um finalista do secundário que está a tentar misturar-se anonimamente, evitando relações mais profundas como uma estratégia de sobrevivência num campo de minas social – a vida de um adolescente. Ele mesmo descreve o seu leal companheiro Earl, com quem faz as curtas-metragens com paródias a filmes clássicos, como mais um “colega de trabalho” do que um melhor amigo. Mas quando a mãe de Greg insiste com ele para passar algum tempo com Rachel – uma miúda da sua turma que acaba de ser diagnosticada com cancro – ele lentamente descobre como os verdadeiros laços de amizade podem ser gratificantes.»
Baseado na obra de Jesse Andrews, a ser editada brevemente em Portugal pela editora Topseller.

revolta_parte2

The Hunger Games: A Revolta – Parte 2 (19 de novembro)

Chega finalmente ao cinema a muito aguardada segunda parte da adaptação do terceiro volume da trilogia best-seller de Suzanne Collins. A Parte 1 foi o filme mais visto em 2014, em Portugal, com 344 mil espectadores, pelo que se espera que a segunda parte também vá levar muitos portugueses ao cinema neste Natal. Estão de regresso Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Julianne Moore, entre muitos outros. Neste último volume, Katniss Everdeen enfrenta a revolução que mudará Panem para sempre. O livro está editado pela Editorial Presença.

Victor-Frankenstein

Victor Frankenstein (26 de novembro)

Em novembro estreia uma nova adaptação ao cinema da obra de Mary Shelley, com Daniel Radcliffe (Harry Potter) e James McAvoy (Expiação) nos papéis principais. Contado do ponto de vista de Igor, assistente do doutor Frankenstein, conhecemos as suas origens antes de se tornarem lenda. Em Portugal existem várias edições disponíveis de Frankenstein, da Civilização, da ASA e da BIIS.

Dezembro

principezinho_filme

O Principezinho (3 de dezembro)

O clássico incontornável de Antoine de Saint-Exupéry tem encantando milhões de leitores em todo o mundo e o filme de animação que estreia em plena época do Natal, promete encantar também os espetadores. Desde que entrou em domínio público, estão disponíveis muitas edições diferentes em Portugal, de diversas editoras.

charliebrown

Snoopy e Charlie Brown – Peanuts: O Filme (24 de dezembro)

Esta não é uma adaptação de um livro, mas de uma banda desenhada, que se tornou igualmente um clássico, e que chega às salas de cinema na véspera de Natal, perfeito para levar as famílias ao cinema. A obra completa de Charles M. Schulz encontra-se publicada em Portugal pelas Edições Afrontamento.

Anúncios

One thought on “8 adaptações de livros ao cinema para ver até ao fim do ano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s