As escolhas de Natal de… Alexandra Martins

994bbba754aafa3d82205fb1ec1428c6

Mais um ano, mais um Natal, e por isso cá estamos nós para ajudar os nossos leitores a escolherem os melhores presentes que se podem oferecer – livros!

Durante esta semana serão publicadas as escolhas de livros de cada uma das nossas redatoras para oferecer neste Natal.  Hoje começamos com leituras para os adolescentes e jovens adultos.

Esperamos que esta seleção ajude a descobrir a melhor prenda para enriquecer o seu filho, sobrinho, neto, afilhado, amigo.

Boas leituras!

alvorada

A Alvorada dos Deuses de Filipe Faria

«No inverno de 1477, Berardo de Varatojo, padre franciscano estigmatizado, viaja para a distante Thule (Islândia) em busca de respostas para a sua crise de fé. Contudo, acaba raptado por desconhecidos antes de as conseguir encontrar, e os seus captores afirmam ser deuses, os sete destinados a sobreviver a um Crepúsculo dos Deuses de que nunca ouvira falar. Aqueles que Berardo toma por feiticeiros pagãos confessam-se numa encruzilhada, culpando o Deus cristão pelo seu dilema, e, segundo eles, o franciscano é precisamente a chave para a sua salvação, embora ele não consiga sequer conceber como.»

Filipe Faria, depois de nos encantar com mundos inventados, traz-nos agora uma história diferente, que mistura fantasia neste mundo que é o nosso, aliada a uma escrita poderosa que nos leva por uma história misteriosa e cheia de enigmas, segundas intenções, momentos intensos para o nosso protagonista. Um livro intenso, que nos vai deixar agarrados às páginas até à última e que nos vai fazer desejar por mais.

1507-1

Gregor – A Primeira Profecia de Suzanne Collins

«Enquanto escorrega pela conduta de ar atrás da irmã, Gregor suspira por mais uma peripécia na sua vida. Mas nada o preparou para a aventura que se segue. Debaixo da cidade esconde-se a Subterra, um mundo sombrio onde os humanos convivem com aranhas, morcegos, baratas e ratos gigantescos. A Subterra prepara-se para a guerra e uma profecia previu que ele mesmo, Gregor, desempenhará um papel importante. Gregor quer fugir, mas percebe que ali talvez possa desvendar o desaparecimento do pai.»

O primeiro livro de Suzanne Collins, autora d’Os Jogos da Fome, e direcionado para um público mais infantil mas que ainda assim faz a delícia de adultos e jovens adultos. Há quem diga até que este livro é melhor que Os Jogos da Fome. Da minha parte, digo apenas que a mestria da escrita e a profundidade oferecida às personagens, permitindo-lhes crescer ao longo das páginas e nos nossos corações, estão lá. Um livro para ser devorado até à última frase e para ficarmos ansiosamente à espera do segundo volume da saga.

1507-1 (1)

 

Apenas Um Dia de Gayle Forman

«A vida de Allyson Healey que sempre foi planeada e organizada, muda no momento que conhece Willem, um ator de espírito livre, que a convida a ir com ele a Paris e a adiar todos os seus planos. Allyson não consegue resistir e decide acompanhá-lo, uma decisão inesperada que a leva a vinte e quatro horas de romance, liberdade e intimidade que irão mudar a sua vida. Apenas Um Dia é um romance que nos fala de amor, mágoa, viagens, identidade e das contingências provocadas pelo destino, mostrando que, por vezes, para nos encontrarmos a nós próprios, temos de nos perder primeiro…»

E se um dia conhecêssemos uma pessoa que nos faz questionar toda a nossa vida? Que pega em nós e corta todas as amarras e nos leva a fazer coisas que nunca pensámos vir a fazer? Que nos liberta? E que nos faz descobrir-nos a nós próprios? É isso que trata este livro que, mais do que um romance, é um livro de auto-descoberta, de crescimento e de amadurecimento da adolescência para a vida adulta. Com muito amor e aventura à mistura.

1507-1 (2)

Quando as Estrelas Caem de Amie KaufmanMeagan Spooner

«É uma noite igual às outras a bordo da Ícaro, os passageiros divertem-se. Tarver convida Lilac para ver as estrelas. Então, a catástrofe abate-se sobre a enorme nave de luxo: de súbito é puxada para fora do hiperespaço e despenha-se no planeta mais próximo. Lilac Laroux e Tarver Merendsen sobrevivem.
E estão sozinhos.Um romance intenso. Uma história de amor. O Titanic distópico.»

Esta é uma distopia diferente, que se inspira no Titanic, mas que é tão mais do que isso. Transportando-nos para um futuro de planetas distantes e naves espaciais, encontramos Lilac e Tarver sozinhos num planeta que lhes é desconhecido, depois de a nave luxuosa onde viajavam se ter despenhado. Segue-se a luta pela sobrevivência, enquanto sentimentos mais fortes crescem entre estas duas personagens, desenrolando-se um romance sólido, bonito e profundo. Um livro que é mais do que à partida parece e que no releva algumas surpresas antes de chegarmos à última página.

1507-1 (4)

Harry Potter e a Pedra Filosofal – Edição Ilustrada de J. K. Rowling

«O primeiro volume do clássico escrito por J.K. Rowling, é publicado numa edição de capa dura, com 100 incríveis ilustrações, da autoria do inglês Jim Kay, vencedor da Kate Greenway Medal.
A vida de Harry Potter muda para sempre no dia do seu décimo primeiro aniversário, quando o gigante Rubeus Hagrid lhe entrega uma carta e lhe dá algumas notícias surpreendentes. Harry Potter não é um rapaz vulgar: é um feiticeiro. E uma aventura extraordinária está prestes a começar.»

«As ilustrações criadas por Jim Kay tocam-me profundamente. Adoro a sua interpretação do mundo de Harry Potter. Sinto-me grata e honrada por ele lhe ter emprestado o seu talento.» – J.K. Rowling

Já todos lemos Harry Potter. Já todos vimos os filmes. Já todos sonhámos embevecidos com as edições de colecionador. Mas este Natal vai mais longe e a melhor prenda de Natal para os fãs de Harry Potter será mesmo a edição ilustrada de Harry Potter e a Pedra Filosofal, com 100 ilustrações lindíssimas ao longo do livro. Palavras para quê? É quase obrigatório ter um exemplar destes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s