As escolhas de Natal de… Sofia Pereira

583aef85a4aa25a990359f846c3e19d4

Cinco livros para ler, para folhear, para observar, para sentir, para cheirar, para comprar, para oferecer, para partilhar ou simplesmente para ouvir um conto. Porque o Natal é uma festa de magia e de encanto, deixamos aqui hoje a sugestão de mais alguns livros que podem ajudar a ter um sapatinho cheio de histórias.

A HISTÓRIA DO NATAL

A História do Natal, de Sérgio Franclim, ilustrações de Diana Oliveira, Booksmile

«Há muito, muito tempo, no tempo do Império Romano, Deus enviou um anjo, chamado Gabriel, até Nazaré, uma cidade da Galileia. O anjo desceu dos Céus com uma mensagem para Maria…»

Por que razão? O Natal é a celebração do nascimento do menino Jesus. Esta história, que muitas crianças desconhecem, é agora adaptada com fantásticas ilustrações, ensinando-lhes tudo sobre a vida de Jesus.

O DICIONÁRIO DO MENINO ANDERSEN

O Dicionário do Menino Andersen, de Gonçalo M. Tavares, ilustrações Madalena Matoso, Planeta Tangerina

«Gonçalo M. Tavares encontrou-se com Andersen (ainda menino) para criar um novo dicionário. Depois de o lermos, o nosso olhar sobre coisas aparentemente tão banais como um armário, uma cadeira, uma escova de dentes ou um submarino mudará para sempre. O menino Andersen era um grande inventor e não andava nada satisfeito com as definições que lia no dicionário. Por isso decidiu começar a escrever, ele mesmo, um dicionário novo; um dicionário que entusiasmasse os seus amigos. Eis uma entrada da letra M:Mosquito – Animal que está mal sintonizado.»

Livro-dicionário, para quê? É importante estimular a criatividade e a sensibilidade das crianças para o mundo que as rodeia. Com este livro, o autor convida os leitores mais novos a reinventarem, de uma forma humorística e original, novas definições para os conceitos que os dicionários disponibilizam.

ANITA E A NOITE DE NATAL

Anita e a Noite de Natal, de Marcel Marlier, Pi

«Os livros da Anita percorrem, desde há 50 anos, as mãos de todas as crianças portuguesas. Não há Avó que não se lembre da Anita, como não há neta que não deseje ler as histórias desta pequena criança desenhada desde sempre por Marcel Marlier.»

Ler, porque sim! A história da Anita é um clássico da literatura que atravessa gerações. Merece sempre ser lido e, nesta altura do ano, nada melhor do que conhecer o Natal desta fantástica pequena criança que deliciou e delicia tantos leitores com as suas aventuras.

 

DESEJOS REALIZADOS

Desejos Realizados, de Nikki Loftin, Editorial Presença

«Peter Stone é um tímido rapaz de doze anos com uma família barulhenta que não compreende o seu isolamento. Recém-chegado à região montanhosa do Texas encontra um vale tranquilo onde conhece a extrovertida Annie Blythe. Peter descobre que Annie, a rapariga que pede desejos, tem uma doença grave e fica surpreendido com a sua força de viver. Ambos decidem fugir para o vale, pois acreditam que a magia que o envolve irá realizar os seus desejos. No entanto, depressa percebem que a verdadeira magia reside na amizade genuína. Desejos Realizados é um romance repleto de encanto e de aventura que conta, de forma inspiradora aos leitores de todas as idades, a história comovente de dois personagens inesquecíveis.»

Vale a pena ler? Óbvio que sim! O novo ano está a chegar e este romance, cheio de emoção e aventura, transmite a todos os leitores uma verdadeira lição: a força de vontade e de viver é capaz de superar todos e quaisquer obstáculos e adversidades que enfrentamos na vida. Porque querer é poder!

AS GÉMEAS DO GELO

As Gémeas do Gelo, de S. K. Tremayne, Topseller

«Lydia e Kirstie tinham 6 anos e eram gémeas idênticas. Quando Lydia morre acidentalmente na queda de uma varanda, os pais mudam-se para uma pequena ilha escocesa, na esperança de reconstruírem, com a filha que lhes resta, as suas vidas dilaceradas. Mas um ano depois, a gémea sobrevivente acusa os pais de terem cometido um erro e afirma que quem caiu da varanda foi Kirstie e não ela. Na noite em que uma tempestade assola a ilha e deixa mãe e filha isoladas, elas dão por si a serem torturadas pelo passado e por visões inexplicáveis, que quase as levam à loucura. O que terá acontecido realmente naquele fatídico dia em que uma das gémeas morreu?»

Porquê? O Natal é uma época festiva que apela ao convívio entre os familiares e os amigos mais próximos, por isso este livro poderá levar os leitores a refletir sobre a importância de um bom ambiente e união familiar, ajudando a estreitar laços de sangue.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s