As escolhas de Natal de…Ana Ramalhete

581accae056b1b29e7a198e111835d13

Ao pensar na árvore de natal, tive a ideia de escolher cinco livros em que as árvores estão presentes e contribuem para a renovação do homem e da paisagem. Cinco histórias, cinco fábulas.

a arvore vermelha

A Árvore Vermelha, de Shaun Tan, tradução de Gabriela Rocha Alves, Kalandraka

«A tristeza, a falta de comunicação e de esperança, a solidão, o caos, o medo, o desinteresse, a indecisão… Quando estes e outros sentimentos negativos nos asfixiam, em algum momento ou lugar, encontramos essa luz tão necessária e animadora.»

Uma fábula poética, uma história que parte de um sentimento: a tristeza e de um estado: o desânimo para chegar a um outro sentimento: a alegria e a um outro estado: a esperança. Estes nascem a partir de uma raiz que se transforma numa árvore vermelha, como a cor do cabelo da personagem principal.
Um álbum com pouco texto e com imagens realizadas com óleos e colagens, de uma grande força e intensidade, como o são todas as ilustrações de Shaun Tan.

jardimcurioso

O jardim curioso, de Peter Brown, Caminho

«O Jorge descobre numa linha férrea abandonada umas plantas a morrer.
Decide cuidar delas – e a cidade escura e cinzenta transforma-se num jardim verde e luxuriante.»

Nesta história, Jorge, o protagonista, sente-se cada vez mais feliz ao tratar das plantas que nasceram subitamente nas ruas e ao constatar a mudança da sua cidade, outrora escura e soturna, numa localidade alegre e verdejante e viva.

Através do desenrolar da narrativa percebemos que a natureza, com a sua capacidade de transformação e renascimento, transmite força e esperança e ajuda o homem a reflectir sobre a devida integração dos espaços verdes nas cidades, ou melhor, sobre a devida integração das cidades nos espaços verdes.

gatoPabloA.

Um gato na árvore, texto de Pablo Albo, ilustrações de Géraldine Alibeu, tradução de Dora Batalim Sottomayor, OQO

«Um gato perseguido por um cão sobe a uma árvore muito alta e não consegue descer. Aqueles que passam por ali sobem com a intenção de ajudar; mas a situação vai-se complicando cada vez mais e a solidariedade dos bombeiros, vizinhos e familiares acaba por se tornar um problema para a árvore, já que não aguenta com tanto peso…»

Nesta narrativa, onde o real e o fantástico se cruzam, palavras e imagens dialogam entre si. As ilustrações acentuam o carácter lúdico do texto resultando, o conjunto, num jogo contínuo.

Outra história, onde é a intervenção da natureza que vai solucionar o complicado problema instalado na árvore.

arvoreg.

A árvore generosa, de Shel Silverstein, Bruaá

«Este livro é o mais conhecido do escritor e ilustrador norte-americano Shel Silverstein. O clássico, escrito em 1964, comoveu gerações com a história de uma árvore e um menino. Com poucas palavras, Silverstein fala da relação entre o homem e a natureza, onde uma árvore oferece tudo a um menino, que a deixa de lado ao crescer, ao mesmo tempo que se torna um homem egoísta. Mas para agradar ao menino que ama, a generosidade não tem fim – ainda que isto signifique a sua própria destruição.»

A árvore generosa é uma fábula sobre a relação entre o homem e a natureza, sobre a amizade, sobre o crescimento e sobre o envelhecimento. O distanciamento entre o rapaz e a árvore sugere a destruição da flora pela humanidade e, no final, a reaproximação do rapaz/idoso à sua velha e esquecida amiga, reafirma a constatação de que o ser humano também é natureza.

segredosf.

Segredos na floresta, de Jimmy Liao, tradução de Ana M. Noronha e Domenica Ignomeriello, Kalandraka

«Sonhos transformados em empolgantes viagens pelos caminhos da imaginação. Caminhos com encruzilhadas inesperadas, entre muitos segredos e surpresas, sempre na peugada de coelho Felpudo.»

No início desta história uma menina segue um coelho através de uma floresta. Imediatamente, pensamos em Alice no país das maravilhas e no seu sonho. No entanto,  os sonhos desta menina são outros. Viajam pelas árvores, pelo céu, pelas emoções e pela magia. Nesta floresta, há segredos a descobrir, lugares a visitar.
As imagens, a preto e branco (ocasionalmente a cinzento e azul), abrem as portas para o mundo onírico e fantástico da menina e do seu coelho.

Segredos na floresta é o primeiro livro publicado por Jimmy Liao.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s