por Sofia Pereira
Hoje é o Dia Mundial da Saúde, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que este ano dedica especial atenção ao tema da diabetes, considerada já uma das doenças do século XXI.
A diabetes afeta, cada vez mais cedo, crianças, jovens e adultos e, desta forma, torna-se fundamental uma sensibilização ativa, prevenindo para os riscos desta epidemia, as causas e os possíveis tratamentos.
Todos conhecemos algum familiar e/ou amigo que, diariamente, lida com esta doença tão comum. Os livros, pelo seu caráter lúdico, pedagógico e mobilizador, são meios essenciais para consciencializar, desde tenra idade, os pequenos leitores para a importância de uma alimentação saudável, que previne algumas doenças e contribui para a adoção de um estilo de vida mais saudável.
Por isso, hoje, apresentamos aqui a sugestão de leitura da história A Ilha dos Diabretes que, através das aventuras de duas personagens – o João e a Maria – ensina os leitores mais novos a terem uma alimentação saudável, associada à prática do exercício físico, trazendo mais energia às suas vidas e tornando-se mais dinâmicos, fortes e saudáveis.
Título: A Ilha dos Diabretes
Autores: Carla Maia de Almeida, Cristina Cunha Cardoso e Pedro Borrego
Ilustrações: João Fazenda
Edição: Pato Lógico e Ordem dos Farmacêuticos
«O título A Ilha dos Diabretes integra a colectânea de livros da Geração Saudável, com várias temáticas de reconhecida importância para a Saúde Pública e com um público-alvo diferenciado entre as várias faixas etárias dos jovens. Este livro é uma co-edição da Ordem dos Farmacêuticos e do Pato Lógico, com o apoio da Novo Nordisk (no âmbito da iniciativa Changing Diabetes), do Programa Nacional para a Diabetes da Direcção-Geral da Saúde e da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM).»