Livros para as Férias Grandes… por Sofia Pereira

Leituras para os mais pequeninos e para os mais crescidos.

deu-me o nome de liberdade

Deu-me o Nome Liberdade o Avô Agostinho da Silva, de Patrícia Martins, ilustração de Tenório, edição Arquivo

«Esta é a história da amizade entre Agostinho da Silva e um gato por ele adoptado a quem deu o nome Liberdade. Fala de partilha, de amizade, do ser e do ter e acima de tudo de Liberdade. Uma história de vida para miúdos e graúdos, que mais do que por a imaginação a funcionar, vai deixar todos a pensar.»

Por que razão? Patrícia Martins convida-nos, miúdos e graúdos, a refletir sobre a importância que a Liberdade tem para cada um/a de nós e lembra-nos que todas as relações – humanas e criadas com os animais – devem ser pautadas pelo respeito, pela partilha, pela compreensão e pelo sentimento de pertença. Um livro que ensina que a Liberdade está, antes de tudo, dentro de cada um/a de nós e se conquista com responsabilidade, esforço e vontade.

uma onda pequenina

Uma Onda Pequenina, de Isabel Minhós Martins, Yara Kono, Planeta Tangerina

«Menção Especial – Prémio Nacional de Ilustração 2013 – DGLAB. Todos os leitores sabem como as histórias podem ajudar-nos a vencer o medo. Depois de lermos um livro é como se ganhássemos super poderes para derrotar bruxas, dragões, lobos, tempestades… tubarões! Neste livro acontece uma situação parecida, mas ao contrário: há um menino que nada tranquilamente no mar até ser perturbado por uma dessas palavras assustadoras que nos fazem recuar (neste caso, uma palavra com muitos dentes terminada em ÃO!). E agora, o que acontecerá? É que o menino não quer voltar ao mar e precisa muito da ajuda de um leitor para vencer o medo. Será que os leitores se atrevem a mergulhar? Será que a coragem passa não só das personagens para os leitores mas também dos leitores para as personagens dos livros? É isso que vamos ver…»

Livro-interativo, para quê? O cenário idílico – o mar – é, desde logo, um dos principais atrativos para ler esta magnífica aventura. Esta história estabelece uma interatividade com os leitores mais novos, que são convidados a participar na construção das personagens e estimulados a desenvolver a sua imaginação e criatividade. Um livro que ensina as crianças a lutarem sempre contra os seus medos e a nunca desistirem de ser felizes.

fernão capelo gaivota

Fernão Capelo Gaivota, de Ricardo Bach, Lua de Papel

«Fernão é diferente de todas as outras gaivotas do Bando. As outras foram educadas, desde pequenas, a cumprir a sua missão: ir para o mar e trazer o alimento. E é o que fazem, dia após dia, desde sempre. Sem nunca se questionarem por quê. Fernão não percebe. Ele voa por prazer, voa cada vez melhor, e sabe que o voo, em si mesmo, é um dom único. E, aos poucos, desafiando as rígidas regras do Bando, assume o seu desejo de se aperfeiçoar, de usar melhor esse fantástico poder de voar. E procura ir sempre cada vez mais rápido, cada vez mais longe, até onde as asas o levarem – levando as suas experiências ao limite e arriscando a própria vida. Mas o Bando não vê com bons olhos aquelas aventuras. E acaba por expulsá-lo, condenando-o ao exílio… Livro mágico, que encantou mais de 40 milhões de leitores em todo o mundo, e deu origem a filmes e discos, Fernão Capelo Gaivota é uma fábula sobre o poder dos nossos sonhos – e até onde eles nos podem levar. O nosso caminho, o nosso destino, está escrito há muito dentro de cada um. Muitas vezes, porém, tendemos a ignorá-lo, levados pela opinião dos que nos rodeiam, pelas críticas que ouvimos. Quando, na verdade, podemos simplesmente escolher o nosso próprio caminho, lutar por muito mais do que aquilo que temos… E aprender verdadeiramente a voar.»

Ler, porque sim? É um livro que fala sobre o poder do sonho, da alegria e do amor. A história de Fernão ensina-nos a compreender que, por mais adversidades que tenhamos de enfrentar na nossa vida, devemos lutar sempre por chegar até onde ansiamos, com o esforço de ser sempre cada vez melhor.

o curso do amor

O Curso do Amor, de Alain do Botton, Dom Quixote

«O Curso do Amor é um romance que explora o que acontece após os dias de paixão, bem como o que é necessário fazer para manter o amor vivo, e o que acontece aos nossos ideais românticos originais quando confrontados com a pressão da vida quotidiana. Através de Rabih e Kirsten, o leitor experimenta os primeiros momentos do enamoramento, a facilidade com que se cai no amor romântico, e a vida após esses momentos tumultuosos. Intercalando a história e os desafios deste casal, estão comentários filosóficos, anotações e um guia sobre o que estamos a ler. Esta é uma novela romântica no verdadeiro sentido do termo, interessada em explorar a possibilidade de o amor poder sobreviver, e mesmo florescer, com o tempo. O resultado é uma experiência sensorial – ficcional, filosófica e psicológica – que nos interpela a identificarmos profundamente com as personagens, e a reflectir sobre as experiências de Rabih e de Kirsten sobre o amor. Fresco, visceral e muito convincente, O Curso do Amor é um romance provocador e verosímil para todos os que acreditam no amor.

Porquê? Um livro comovente que convida a acreditar na essência do verdadeiro amor.

sol de pedra

Sol de Pedra, de João Carlos Pereira, Lua de Marfim

Vale a pena ler? Óbvio que sim! É um livro que desperta todas as emoções, todos os sentimentos, todos os sentidos. Cada momento vivido é um motivo de celebração do amor e da felicidade, é a libertação do nosso eu profundo, é a tentativa constante de ir ao encontro de tudo o que existe para além de nós, do mundo visível que nem todos têm sensibilidade para ver.

Anúncios

One thought on “Livros para as Férias Grandes… por Sofia Pereira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s