Livros para as Férias Grandes… por Cristina Dionísio

Além do protector solar e do chapéu, da toalha e da roupa de praia, mais os baldes e pás para brincar na areia e as braçadeiras, os livros são sempre presença obrigatória nas malas de férias. Seguem-se algumas sugestões que filhos e pais podem trocar entre si.

13315445_1045298312213693_3175157774240688951_n

A Praia de Noite, Elena Ferrante (Relógio d’Água)

«Entusiasmada com o seu gato branco e preto, Mati parece esquecer-se da sua boneca na praia.
É assim que Celina vai passar uma interminável noite sob as ameaças do Banheiro Cruel do Sol-Posto e do seu amigo Grande Ancinho.
À luz das chamas de um incêndio, a noite transforma-se numa aventura fantástica e terrível que só termina ao nascer do Sol.
A história é acompanhada pelas magníficas ilustrações a cores de Mara Cerri.»

Ideal para: iniciar os leitores mais pequenos na Ferrantemania que conquistou a crítica e o público em todo o mundo.

LC_AliceOutroLadoEspelho

Alice do Outro Lado do Espelho, Lewis Carroll (Edições Nelson de Matos)

«Alice do Outro Lado do Espelho continua as aventuras de Alice no País das Maravilhas e, como este, é um deslumbrante conto de fadas onde tudo se torna possível graças ao poder da imaginação, do absurdo, do nonsense, da aventura sem limites… A história percorre um país em forma de tabuleiro de xadrez onde é possível cruzarmo-nos com as mais mirabolantes personagens. Lewis Carroll junta ao texto versos que parodiam autores clássicos e que contagiam a sua escrita com estranheza e uma prodigiosa imaginação.»

Ideal para: ler (ou reler) antes de ir ao cinema ver o filme e porque Alice é uma presença obrigatória no imaginário infantil.

500_9789722127998_vamos_comprar_um_poeta

Vamos Comprar um Poeta, Afonso Cruz (Caminho)

«Numa sociedade imaginada, o materialismo controla todos os aspetos das vidas dos seus habitantes. Todas as pessoas têm números em vez de nomes, todos os alimentos são medidos com total exatidão e até os afetos são contabilizados ao grama. E, nesta sociedade, as famílias têm artistas em vez de animais de estimação. A protagonista desta história escolheu ter um poeta e um poeta não sai caro nem suja muito — como acontece com os pintores ou os escultores — mas pode transformar muita coisa. A vida desta menina nunca mais será igual…
Uma história sobre a importância da Poesia, da Criatividade e da Cultura nas nossas vidas, celebrando a beleza das ideias e das ações desinteressadas.»

Ideal para: qualquer leitor que aprecie uma história bem contada e que faça pensar, independentemente da idade.

978-972-25-3165-8_As Criancas de Cristal

As Crianças de Cristal, Kristina Ohlsson (Bertrand)

«Algo de estranho se esconde na nova casa de Billie… Billie tem um mau pressentimento em relação à nova casa, para onde se mudou com a mãe, logo que põe nela o pé pela primeira vez. É uma casa velha e delapidada, com a tinta das paredes a descascar, à noite ouvem-se ruídos estranhos e existem duas misteriosas figuras de cristal, um rapaz e uma rapariga. A mãe acha que ela está a inventar tudo, mas Billie tem a certeza de que a cidade está a esconder alguma coisa sobre a casa e o seu passado. Estará assombrada? E quem são as misteriosas crianças de cristal? Com a ajuda de Aladdin, o seu novo amigo, e de Simona, a velha amiga, Billie decide descobrir os mistérios que envolvem a casa…»

Ideal para: jovens aventureiros e corajosos que gostam de uns bons arrepios. Ah, e que não tenham medo de dormir com a luz apagada…

12919623_10208040231056763_4954283868950714126_n

Gregor — A Segunda Profecia, Suzanne Collins (Presença)

«Meses depois de ter caído pela conduta de ar, descobrindo os estranhos habitantes da Subterra, a vida de Gregor parece entrar na normalidade. Jurou nunca mais voltar àquele mundo aterrador vários quilómetros debaixo de Nova Iorque. No entanto, apesar de ser um rapaz com pouco mais de 11 anos, Gregor está destinado a grandes feitos. Uma nova profecia coloca-o no centro dos acontecimentos. Mais uma vez, os subterrestres precisam da sua ajuda. Cedo se apercebem de que só conseguirão arrastá-lo de volta à Subterra raptando Boots, a sua irmã mais nova. Gregor vê-se forçado a reencontrar Ares, o seu morcego, e Luxa, a princesa cheia de rebeldia. E assim partem juntos em busca de Bane, um gigantesco rato branco destinado a trazer o caos à Subterra.»

Ideal para: leitores jovens — e também adultos de qualquer idade, para que conste — que privilegiam a aventura com um misto de fantástico.

Advertisements

One thought on “Livros para as Férias Grandes… por Cristina Dionísio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s