Livros para o regresso às aulas… por Raquel Silva

O gosto pela leitura começa na escola, mas deve ser cultivado e incentivado em casa, nos tempos livres, para que as crianças e os jovens adultos possam verdadeiramente conhecer as obras e os autores que os levam a sonhar mais alto.

Por isso, em mais um regresso às aulas, que haja em cada casa uma história fantasiosa, um conto inspirador, uma banda desenhada inteligente e sobretudo muitos livros para os mais novos poderem explorar, ler e apreciar de acordo com os seus gostos e a sua imaginação.

 9789896410117

O Feiticeiro de Oz – L. Frank Baum

Deu origem a um dos filmes clássicos mais bonitos e marcantes da história do cinema e é, também em livro, um dos tesouros clássicos da literatura juvenil. ‘O Feiticeiro de Oz’ acompanha a pequena Dorothy numa viagem pelo reino de Oz, com os seus novos amigos Espantalho Errante, Lenhador de Lata e o Leão Medroso, e o amigo de sempre, o cão Totó, em descoberta das fadas boas e más e do grande feiticeiro que dá nome ao reino. Entre o ciclone o sonho vai uma verdadeira aventura, de uma menina corajosa de sapatos vermelhos que atravessa qualquer estrada de tijolos amarelos.

 1507-1

As Aventuras de Pinóquio – Collodi

A história do boneco de madeira que quer ser menino mas não gosta de ir às aulas, desobedece ao seu pai e criador Geppetto e à Fada de quem tanto gosta e, pior que tudo, mente, o que faz crescer o seu nariz e o denuncia. ‘As Aventuras de Pinóquio’ é, apesar de inspirar às boas práticas e à conquista dos sonhos, a história de um rapaz ingénuo que se deixa levar constantemente pelo que os outros lhe dizem. Mas a sua genuinidade, dentro da fantasia do universo de Collodi, faz com que qualquer jovem se identifique com este coração de criança.

 11537659

Plácidos Domingos (Calvin & Hobbes) – Bill Watterson

O génio da banda desenhada não podia deixar de estar nesta lista de recomendações com uma selecção das melhores histórias de Domingo de Calvin & Hobbes. São tiras intemporais que acompanham Calvin, o menino que gosta de fazer o que lhe apetece (como qualquer criança, portanto), e o seu peluche amigo, o tigre Hobbes, que ganha vida na sua imaginação. Das tiras mais engraçadas às mais queridas, Calvin revela a sua personalidade única nas conversas com Hobbes e nas aventuras que vivem juntos, numa leitura que ajuda a crescer pela sua inteligência e criatividade.

 9789722632959

Charlie e a Fábrica de Chocolate – Roald Dahl

A imaginação fértil de Roald Dahl faz falta em qualquer lista de literatura infanto-juvenil. A sua infância de prova de chocolates para uma marca conhecida levou-o a escrever este ‘Charlie e a Fábrica de Chocolate’, a história de Charlie Pipa e da descoberta de um bilhete dourado que lhe dá acesso à fábrica de chocolates do Sr. Willy Wonka. Conhecer a fábrica, os Umpa-Lumpas e todas as maravilhas fantásticas que este prémio oferece é também uma aventura de descoberta das virtudes das crianças, de um Willy Wonka muito característico e da esperança numa vida melhor para Charlie e a sua família. Uma história imperdível, com descrições criativas e ilustrações de Quentin Blake que ajudam a entrar no universo de Dahl.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s