As escolhas de Natal de… Sofia Pereira

As luzes iluminam as ruas. Os sonhos intensificam-se. Os corações amolecem. A alegria contagia-se. Os sorrisos espalham-se. Perdoa-se e dá-se Amor. O Natal está a chegar. Estamos em contagem decrescente. Faltam exatamente 19 dias para as famílias – e alguns amigos mais próximos – se reunirem à mesa. E, para ajudar a passar esta época festiva, deixamos a sugestão de cinco livros para folhear, oferecer, ler ou partilhar.

as-visitas-do-pai-natal

As Visitas do Pai Natal, de José Viale Moutinho e Abigail Ascenso, Booksmile

«Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para 3º/4º/5º/6º anos de escolaridade. Apoio a projetos Natal. O Pai Natal está muito baralhado e precisa de ajuda. O que terá acontecido? Já nada é como antigamente, e o Pai Natal está mesmo confuso com os pedidos que recebeu da criançada. Como é que ele vai conseguir entregar os presentes, se nem sequer sabe o que é uma BTT ou uma Playstation? Por sorte, os primos Álvaro e Francisco estão dispostos a dar-lhe uma ajuda preciosa. Ao mesmo tempo, por entre histórias curiosas e divertidas, os meninos aprendem a origem de algumas das tradições de Natal, como a do cartão de boas-festas ou a da fava do bolo-rei. E ainda vão ter uma bela surpresa, ao serem brindados com um lanche delicioso preparado, imagina tu, pelas renas do Pai Natal! Uma história divertida que te vai fazer sonhar! Inclui deliciosas receitas de Natal. Junta-te ao Pai Natal, ao Álvaro e ao Francisco nesta grande aventura pela magia do Natal!»

Por que razão? Um livro fascinante que ajuda os pais e familiares a incutir nos mais pequeninos a magia desta época natalícia, com maravilhosas ilustrações, curiosidades, tradições e receitas sobre o Natal.

o-livro-da-ciencia

O Livro da Ciência, de Vários, Marcador

«Será que o Universo começou com um Big Bang? A luz é uma onda, uma partícula – ou ambas? Será que somos a causa do aquecimento global? É possível uma Teoria de Tudo? A ciência tornou possível a compreensão do mundo em que vivemos e os multiversos teóricos além dele, oferecendo avanços tecnológicos e alargando as fronteiras do conhecimento. Escrito numa linguagem simples, “O Livro da Ciência” está repleto de explicações curtas e concisas que evitam o jargão técnico, diagramas passo a passo que desembaraçam teorias complicadas, citações clássicas que tornam memoráveis as descobertas científicas e ilustrações espirituosas que melhoram e jogam com a nossa compreensão da ciência. Seja qual for a sua compreensão do assunto, quer seja um estudante interessado ou um cientista de sofá, vai encontrar muita coisa para o estimular neste livro.»

Livro de exploração, porquê? As férias do Natal são uma boa oportunidade para todos – crianças, jovens e adultos – dedicarem algum do seu tempo a atividades que a azáfama do dia a dia não permite. Este livro permite explorar o mundo da ciência, através da observação e descoberta científicas, estimulando o conhecimento, a curiosidade e a vontade de aprender.

mary-john

Mary John, de Ana Pessoa, ilustrações de Bernardo Carvalho, Planeta Tangerina

«Há semanas que ando a escrever-te. Não sei bem porquê. Não sei bem para quê. Quem és tu, Júlio Pirata? Ando a pensar na nossa história. Desde o princípio. Desde o primeiro encontro. Desde a primeira pergunta: “És menino ou menina?”

Eu sou uma menina por tua causa, Júlio. Deixei crescer o cabelo para ti, furei as orelhas para ti. Eu vivo e morro para ti. Todos os meses tenho o período, morro um bocadinho e penso em ti. Tu dizes: “Morreste!” E eu morro. Atiro-me para o chão de qualquer maneira.

E eu não quero isso. Eu nunca mais quero morrer, Júlio. Eu quero viver para sempre. Todos os minutos de todas as horas de todos os dias.”»

Porquê? Este livro, recomendado para jovens e adultos, mergulha de uma forma informal – mas delicada e entusiástica – numa das fases mais marcantes da vida de todos nós: a adolescência.

bestiario

Bestiário Tradicional Português, de Nuno Matos Valente, ilustrações de Natacha Costa Pereira, Edições Escafandro

«Esqueçam o Halloween, os Vampiros, os Trolls e o Pai Natal. Neste livro, só vamos falar de criaturas portuguesas. Quem são as Moiras Encantadas? Onde vivem? O que faz a Maria Gancha no fundo do poço e os Maruxinhos nas ruínas do castelo? Aquele som lá ao longe, na encruzilhada, será um Lobisomem ou um Tardo?»

Vale a pena ler? Óbvio que sim! Um Bestiário ilustrado, para ler e explorar em ambiente familiar, com informações explícitas sobre os hábitos de criaturas portuguesas, segundo os testemunhos de tradição oral e das obras de Leite de Vasconcelos, Consiglieri Pedroso, Alexandre Herculano, Júlio Dinis, Teófilo Braga, entre outros, que permite um maior conhecimento da cultura portuguesa.

rap

A Doença, o Sofrimento e a Morte entram num Bar, de Ricardo Araújo Pereira, Tinta da China

«O que faz de Ricardo Araújo Pereira o maior humorista português? Já não é preciso esperar mais para saber (e aprender) o que RAP tem a dizer sobre escrita de humor. Podíamos fazer uma piada sobre a importância deste livro, mas o melhor é mesmo lê-lo. “Aquilo a que chamamos humor, ou sentido de humor, é, na verdade, um modo especial de olhar para as coisas e de pensar sobre elas. É raro, não por se tratar de um dom oferecido apenas a alguns eleitos, mas porque aquele modo de olhar e de raciocinar é muito diferente (às vezes, o oposto) do convencional. Este livro procura identificar e discutir algumas características dessa maneira de ver e pensar.”»

Ler, porque sim! O Natal é a união da família e dos amigos mais próximos. E é nesse ambiente saudável e harmonioso que todos juntos podem ler e partilhar alguns excertos deste livro que, certamente, provocará momentos de enormes gargalhadas e ajudará a melhorar o estado anímico e psicológico, por vezes, habitado pela nostalgia de algumas ausências.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s