Sete livros adaptados a filmes a estrear em 2017 [Atualizado]

Os livros são sempre uma fonte de inspiração para argumentistas e cineastas, e, este ano, mais uma vez, serão muitas as obras literárias adaptadas ao cinema. Aqui fica a lista dos livros infantis e juvenis e para jovens adultos cujas estreias cinematográficas estão marcadas para 2017.

MARÇO

beforeifall

Antes de Vos Deixar (9 de março)

Trata-se da adaptação ao cinema do livro da autora Lauren Oliver, Before I Fall. «O que farias se tivesses apenas um dia para viver? Até onde irias para salvar a tua própria vida? Samantha tem tudo: um namorado e três inseparáveis melhores amigas. 6ªfeira, dia 12 de Fevereiro, devia ser por isso mais um dia bom na sua vida. Nada faria suspeitar que iria ser o último… Ao viajarem no Range Rover de Lindsay, no meio de cigarros, i-pods, conversas sobre rapazes e ausência de cintos de segurança, o grupo de amigas sofre um brutal acidente, onde Sam encontra morte imediata. Nesse instante, passa-lhe pelos olhos um episódio de crueldade infantil que ela escondera bem no fundo do seu subconsciente. Tarde demais para remediar a situação: Sam sentiu o choque, a dor excruciante, a escuridão a envolvê-la e o mergulho num nada profundo. É, pois, com grande espanto que, na manhã seguinte, Sam acorda na sua cama, perfeitamente viva. Então percebe que teve uma segunda oportunidade. Sete oportunidades, na realidade, e durante sete dias repetidos.» O livro foi editado por cá em 2011, pela Editorial Presença.

ABRIL

A DOG'S PURPOSE

Juntos para Sempre (6 de abril)

A adaptação cinematográfica deste livro de W. Bruce Cameron, cujo título original é A Dog’s Purpose, chega às salas, com Dennis Quaid num dos papéis principais. «Quantas vidas temos de viver para encontrar o amor? Toby persegue um sonho: amar e ser amado. Serão necessárias várias reencarnações, mas o seu destino está escrito há muito e vai ser cumprido. Em cada reencarnação, ele aprende algo novo. Mas conseguirá a resposta para a grande questão: qual o sentido da vida? Após uma curta e trágica vida de cão vadio, o cachorro Toby fica surpreendido ao perceber que lhe foi dada uma nova oportunidade: o nosso herói nasceu de novo e tem um mundo de possibilidades pela frente. Esperam-no ainda muitas emoções fortes e provações até o verdadeiro desígnio da sua vida lhe ser revelado. No seu desejo de amar e ser amado, Toby protagoniza uma jornada universal. Toby somos todos nós. E todos nós nascemos com um destino para cumprir.» O livro está editado em Portugal pela ASA.

zookeeperheader

O Jardim da Esperança (20 de abril)

«Quando as histórias são reais a sensibilidade do leitor é posta à prova consoante a maior ou menor identificação com o tema. O caso deste livro não é excepção tendo a particularidade de tocar pela beleza e simplicidade a dura passagem pelo holocausto. Baseado no diário de Antonina, mulher de Jan Zabinski, director do Jardim Zoológico de Varsóvia e em outros relatos de sobreviventes concentra-se na ocupação alemã de Varsóvia. Mas a par da crueldade da guerra, a autora dá-nos a conhecer o amor deste casal pelo zoo, a sua tentativa de salvar o maior número de animais possível e de acolher animais bebés na própria casa. Quando os alemães procuram fechar o Jardim Zoológico, Jan propõe-lhes que o transformem numa quinta pecuária, criando porcos para alimentar o exército. E é dessa forma numa perfeita harmonia entre homens refugiados e animais, que o casal Zabinski opera um verdadeiro milagre em prol da defesa do zoo, através da tentativa de salvar as espécies de um fim abrupto. Um relato inesquecível do Holocausto, contado a partir de uma perspectiva inédita mas não menos comovente.» Este livro de Diana Ackerman, cujo título original é The Zookeeper’s Wife, foi editado em Portugal pela Editorial Presença, em 2008. Conta com atores como Jessica Chastain e Daniel Brühl.

MAIO
diary-wimpy-kid-2-858
Diário de um Banana: Assim Vais Longe (19 de maio nos EUA)

The Long Haul é o nono volume da famosa série Wimpy Kid, de Jeff Kinney, e chegará agora ao cinema com novos atores a encarnar as personagens Greg e Rowley, entre outras. «O maior pesadelo do Greg está prestes a acontecer: a mãe organizou uma viagem de carro para toda a família, com a desculpa de que é a melhor forma de passarem tempo juntos. Não há nada que vá fazer o carro voltar para trás, nem mesmo a entrada em cena de um porco à solta ou um ataque de gaivotas assassinas. E quando parece que nada pode piorar a situação, o Greg descobre uma forma de deixar toda a gente à beira de um ataque de nervos. Pois é, Greg, ASSIM VAIS LONGE!» Os livros do Diário de um Banana são editados em Portugal pela Booksmile.

JUNHO

grid-cell-471-1483566402-10

As Aventuras do Capitão Cuecas (1 de junho)

No verão chegará a adaptação deste divertido livro a filme de animação pela Dreamworks. «O George e o Harold são dois rapazinhos espertalhões que, mais do pregar partidas, gostam de produzir os seus próprios livros de banda desenhada. Em conjunto, criaram o maior super herói de banda desenhada da história da sua escola primária – o Capitão Cuecas. As coisas complicam-se quando o director da escola, o Sr. Krupp, tenta acabar com a brincadeira, mas o Capitão Cuecas salta das páginas para resolver as coisas…». Os livros do Capitão Cuecas, da autoria de Dav Pilkey, são editados por cá pela editora Gradiva.

everything-everything

Tudo, Tudo… e Nós (15 de junho)

Esta adaptação ao cinema do popular livro Everything, Everything, de Nicola Yoon, contará com Amandla Stenberg no principal papel. Esta atriz é mais conhecida por ter interpretado o papel da pequena Rue na adaptação ao cinema de Os Jogos da Fome.  «Madeline Whittier observa o mundo pela janela. Tem uma doença rara que a impede de sair de casa. Apesar disso, Maddy leva uma vida tranquila na companhia da mãe e da sua enfermeira – até ao dia em que Olly, um rapaz vestido de preto, se muda para a casa ao lado e os seus olhares se cruzam pela primeira vez. De repente, torna-se impossível para Maddy voltar à velha rotina e ignorar o fascínio do exterior – mesmo que isso ponha a sua vida em risco. Nicola Yoon escreveu um livro comovente com uma mensagem para leitores de todas as idades.» O livro está editado em Portugal pela Editorial Presença.

NOVEMBRO

365077_m1471221071

Milagre (30 de novembro)

Este livro de R. J. Palacio, cujo título original é Wonder, conquistou leitores de todo o mundo. Jacob Tremblay, que se destacou no filme Quarto, interpretará o papel de August. «August nasceu com uma deficiência genética que faz com que o seu rosto seja completamente deformado. Quando nasceu os médicos não tinham esperança de que sobrevivesse, mas sobreviveu. Vários anos e muitas cirurgias depois, August vai, aos 10 anos, enfrentar o maior desfio da sua vida. A escola.
Contado a várias vozes, é uma história emotiva das dificuldades que tem de superar uma criança com uma terrível deformação e um relato do milagre que é a vida.» O livro foi editado em Portugal pela ASA, em 2012.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s