Adaptações de livros ao cinema para ver até ao final do ano

Agora que chegou a época da rentrée, vale a pena tomar nota dos filmes baseados em livros infantis e juvenis que vão estrear nas salas portuguesas até ao final do ano. Descubra os livros por trás destes filmes!

OUTUBRO

happy_family_macation

Um Susto de Família (12 de outubro)

Baseado no livro Happy Family, de David Safier, este desenho animado chega por altura do Halloween para entreter miúdos e graúdos.

«Os Wishbones estão longe de ser uma família feliz. A mãe, Emma, possui uma livraria que está envolta em dívidas, o pai, Frank, trabalha demais e sofre sob a alçada do seu chefe tirano, a filha, Fay é uma adolescente preocupada com a aparência que acaba de se apaixonar pela primeira vez, e o genial filho Max está a ser intimidado na escola.

E os dramas não terminam aqui. Numa festa máscaras, a malvada bruxa Baba Yaga transforma toda a gente em monstros! Emma torna-se um vampiro, Frank é agora o monstro de Frankenstein, Fay uma múmia e Max um lobisomem. Juntos, vão perseguir a bruxa por meio mundo para a convencerem a reverter o feitiço.

Durante a aventura, os Wishbones metem-se em mais problemas com alguns monstros da vida real. Não menos importante, o irresponsável e encantador Conde Drácula, professa o seu eterno amor por Emma.»

O livro está editado por cá pela Editorial Planeta, com o título Uma Família Feliz.

The-Little-Vampire-Film

O Pequeno Vampiro (19 de outubro)

Mesmo a calhar também para o Halloween, teremos O Pequeno Vampiro, baseado nos livros de Angela Sommer-Bodenburg. O livro será publicado por esta altura pela Editorial Presença.

DEZEMBRO

365077_m1471221071

Wonder – Milagre (7 de dezembro)

Wonder, de R. J. Palacio, foi publicado por cá pela ASA, com o título Milagre. O livro foi um bestseller do New York Times e por isso chamou a atenção de Hollywood. Com interpretações de Julia Roberts, Owen Wilson e Jacob Tremblay (Quarto, 2015).

«August nasceu com uma deficiência genética que faz com que o seu rosto seja completamente deformado. Quando nasceu os médicos não tinham esperança de que sobrevivesse, mas sobreviveu. Vários anos e muitas cirurgias depois, August vai, aos 10 anos, enfrentar o maior desfio da sua vida. A escola.
Contado a várias vozes, é uma história emotiva das dificuldades que tem de superar uma criança com uma terrível deformação e um relato do milagre que é a vida.»

58dd47c10c48e-e2i2h1u1qk5

O Homem Que Inventou o Natal (14 de dezembro)

Este filme não é exatamente uma adaptação de uma obra, mas conta-nos a história de como o autor britânico Charles Dickens escreveu Um Conto de Natal, uma das suas histórias mais populares.

ferdinand-movie-trailer

Ferdinando (21 de dezembro)

Esta enternecedora história escrita por Munro Leaf chega aos cinemas numa animação realizada por Carlos Saldanha, realizador de outros filmes de animação, como por exemplo A Idade do Gelo e Rio.

«Era uma vez, em Espanha… um pequeno touro que se chamava Ferdinando. Todos os touros da mesma idade gostavam de correr e saltar e dar marradas uns aos outros. Todos, menos Ferdinando. Do que ele gostava era de estar sossegado, a cheirar as flores… Um dia, cinco homens chegam em busca do maior e mais feroz touro para as touradas de Madrid. Por engano… escolhem Ferdinando.»

O livro foi editado em Portugal em 2016 pela Kalandraka com o título A História de Ferdinando.

jumanjibem_vindo_a_selva

Jumanji – Bem-vindos à Selva (21 de dezembro)

Em plena época de Natal chega-nos uma nova adaptação ao cinema da obra de Chris Van Allsburg. Será mais um filme inspirado no livro do que uma adaptação fiel. Eis a sinopse do filme.

«Quatro estudantes da escola secundária descobrem uma antiga consola de jogos de vídeo, com um jogo do qual nunca tinham ouvido falar: Jumanji. Quando iniciam o jogo são logo transportados para um ambiente de selva, transformando-se, literalmente, nos seus próprios avatares: Spencer, um viciado em gaming, passa a ser um aventureiro cerebral (Dwayne Johnson); a estrela do futebol, Fridge, perde (e são estas as suas palavras) “o primeiro meio metro do seu corpo”, transformando-se em Einstein (Kevin Hart); Bethany, uma das miúdas populares, passa a ser um professor de meia idade (Jack Black); e a tímida Martha assume a pele de uma guerreira destemida (Karen Gillan).

Depressa descobrem que não se podem limitar a jogar Jumanji – têm de sobreviver ao jogo. E para sobreviverem e regressarem ao mundo real, terão de passar pela mais perigosa aventura das suas vidas, descobrir o que Alan Parrish deixou para trás há 20 anos e mudar a sua visão deles próprios, ou ficarão presos para sempre no interior do jogo…»

O livro encontra-se editado em Portugal desde 2016 pela editora Jacareca.

paddington

Paddington 2 (28 de dezembro)

Já depois do Natal e quase a chegar ao novo ano, teremos o segundo filme de Paddington, um ursinho muito especial. Depois do sucesso do primeiro filme, voltamos a acompanhar as aventuras de Paddington e a família Brown.

Michael Bond é o autor dos livros originais, editados em Portugal pela Editorial Presença.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s