Seis filmes inspirados em livros a estrear em 2018

Para quem leu os livros e sonhou com as personagens, as adaptações ao cinema podem ser dececionantes. Mas podem ser também excelentes produções, às vezes acrescentado pormenores interessantes às histórias originais. Este ano, como habitualmente, alguns dos filmes a estrear no cinema são inspirados em alguns livros infantojuvenis. Aqui fica a lista para os curiosos.

JANEIRO

Maze Runner – A Cura Mortal (25 de janeiro)

Chega aos cinemas a conclusão da trilogia escrita por James Dashner. Neste último capítulo, «Thomas atravessou o Labirinto; sobreviveu à Terra Queimada. A CRUEL roubou-lhe a vida, as memórias, e até mesmo os amigos. Mas agora as Experiências acabaram, e a CRUEL planeia devolver as memórias aos sobreviventes e completar assim a cura para o Fulgor. Só que Thomas recuperou ao longo do tempo muito mais memórias do que os membros da CRUEL julgam, o suficiente para saber que não pode confiar numa única palavra do que dizem. Conseguirá ele sobreviver à cura?»

FEVEREIRO

Peter Rabbit

Uma das personagens mais queridas da literatura infantil, criada por Beatrix Potter, tem agora o seu filme. Uma adaptação moderna, com vozes de James Corden, Daisy Ridley e Margot Robbie. Os livros do Pedrito Coelho estão editados em Portugal pela Porto Editora e pela Relógio D’Água.

MARÇO

Uma Viagem no Tempo (8 de março)

A Wrinkle in Time, título original em inglês, foi escrito por Madeleine L’Engle e publicado pela primeira vez em  1962. Contando com nomes como Oprah Winfrey e Reese Witherspoon no elenco, o filme é uma adaptação há muito esperada. «Quando a história começa, as personagens principais, Meg Merry e o seu irmão mais novo, Charles Wallace, vivem com a mãe e os irmãos, Sandy e Dennys. Meg tem dificuldade em adaptar-se à escola e sente a falta do pai, um cientista, que desapareceu há mais de um ano enquanto efetuava uma experiência que envolvia viajar no tempo. Um ser estranho de outro mundo visita o lar dos Murry e fornece uma pista importante sobre o paradeiro do Sr. Murry. Meg, Charles Wallace e o amigo Calvin O’Keefe começam então uma viagem perigosa no tempo e no espaço para salvarem o Sr. Murry. São assistidos pelas estranhas visitas dos Murry, a Sra. Quéisso, a Sra. Quem e a Sra. Qual. As crianças veem-se em breve no centro de uma luta entre o bem e o mal, que ameaça destruir a liberdade e a individualidade.» Editado em Portugal pela Oficina do Livro, com o título Um Atalho no Tempo.

Ready Player One – Jogador 1

A obra de Ernest Cline, editada em 2011, é adaptada ao cinema por Steven Spielberg, sem nomes muito conhecidos, mas aguardado com muita expetativa pelos fãs desta obra futurística. Publicado por cá pela Editorial Presença, o livro conta uma história passada em 2044. «O mundo tornou-se um lugar triste, devastado por conflitos, escassez de recursos, fome, pobreza e doenças. Wade Watts só se sente feliz na realidade virtual conhecida como OASIS, onde pode viver, jogar e apaixonar-se sem constrangimentos. Quando o criador do OASIS morre, deixa a sua imensa fortuna e o controlo da realidade virtual a quem conseguir resolver os enigmas que aí escondeu. Os utilizadores têm apenas como pistas a cultura pop dos anos 1980. Começa assim uma frenética e perigosa caça ao tesouro.
Nos primeiros anos, milhares de jogadores tentam solucionar o enigma inicial sem sucesso. Até que Wade por acaso desvenda a primeira chave. De um momento para o outro, vê-se numa corrida desesperada para vencer o prémio, uma corrida que rapidamente continua no mundo real e que põe em risco a sua vida.»

OUTUBRO

Mowgli

O Livro da Selva regressa ao cinema, com uma nova adaptação desenvolvida por Andy Serkis. Ainda pouco se sabe sobre esta versão, mas já conta com nomes como Christian Bale, Cate Blanchet e Benedict Cumberbatch.  O livro conta com várias edições em Portugal.

NOVEMBRO

O Grinch

Em plena época natalícia chega aos cinemas uma nova adaptação de The Grinch, criado por Dr. Seuss. Desta vez, será uma animação, desenvolvida pela mesma produtora de Gru – O Maldisposto. Em Portugal, o livro é editado pela Booskmile, com o título Como o Grinch Roubou o Natal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s