
«Foi então que a mais velha das águias juntou toda a comunidade e perguntou:
— Sabem o que é a letra i?
Uma disse: é um pau espetado no abecedário.
Outra disse: é um dançarino com um chapéu alto.»
É assim que somos apresentados ao novo livro infantil do conceituado autor Mia Couto, que chega hoje às livrarias.
A Água e a Águia, editada pela Editorial Caminho e dirigida aos mais novos, conta-nos a história das grandes águias que sobrevoavam a terra e o que lhes aconteceu quando a “chuva esqueceu-se de acontecer”.
À escrita poética de Mia Couto juntam-se as magníficas ilustrações de Danuta Wojciechowska, numa colaboração já habitual entre autor e ilustradora – Danuta já ilustrou outras obras infantis do autor tais como “O Menino no Sapatinho” ou “O Beijo da Palavrinha”.
O livro chega hoje às livrarias de todo o país, em formato de capa dura, com o valor de 12,90 €.
Mia Couto nasceu em Moçambique em 1955 e é atualmente biólogo e autor de poesia, contos, crónicas e romances. Autor galardoado com vários prémios (o Prémio Vergílio Ferreira 1999 e o Prémio Camões 2013 são apenas alguns exemplos), tem a sua extensa obra publicada em várias línguas.
Danuta Wojciechowska tem um longo percurso na autoria e ilustração de livros infantis, a par de projetos de design gráfico, tendo já ilustrado obras de Ondjaki, José Eduardo Agualusa, Álvaro Magalhães ou Alice Vieira. Em 2003, recebeu o Prémio Nacional de Ilustração e, mais recentemente, recebeu a distinção Mulheres Criadoras de Cultura, em 2014.